Aprenda a economizar água ao usar a descarga 

31/07/2023 • Atualizado em

O banheiro é o ambiente que tem um dos maiores consumos de água de uma residência, pois lá existem três pontos de entrada: o chuveiro, o vaso sanitário e a pia. Consequentemente, se o banheiro pode ter um dos maiores consumos ele também pode ser o local com um dos maiores desperdícios de água. 

“..ao acionar uma válvula de descarga por seis segundos você gasta cerca de 12 litros de água. Se a válvula estiver com problemas, esse volume pode aumentar para 30 litros de água em cada descarga” 

Preservar água é de grande importância e deve se tornar um hábito essencial no dia a dia das pessoas.  De acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene). No Brasil, porém, o consumo médio por indivíduo é de 166,3 litros, chegando a ultrapassar os 200 litros em alguns estados. 

Em relação aos vasos sanitários, há décadas fazemos algo que já é um desperdício: utilizamos água potável para eliminar urina e fezes. Neste caso, o ideal seria ter um reservatório de água de reuso que forneceria a água para os vasos sanitários do imóvel. 

omo, em muitos casos, não há como fazer uma rede exclusiva de água de reuso para os vasos, separamos algumas formas de economizar água para dar a descarga.  

Existem as descargas com acionamento por válvula e os vasos com caixa acoplada. Para se ter uma ideia, ao acionar uma válvula de descarga por seis segundos você gasta cerca de 12 litros de água. Se a válvula estiver com problemas, esse volume pode aumentar para 30 litros de água em cada descarga.  

As descargas com caixa acopladas chegaram para economizar. Nesse tipo de acionamento, o consumo pode cair pela metade em relação às válvulas, cerca de 6 litros. Os modelos mais modernos contam, ainda, com um botão acionamento duplo, ou seja, para dejetos líquidos você pode dar meia descarga e gastar 3 litros ou optar por uma descarga total. 

Dicas para economizar água com descarga por válvula 

  • Substituição para caixa acoplada 
    Se possível, troque a sua descarga de acionamento por válvula para um vaso com caixa acoplada de duplo acionamento. 
     
  • Substituição para válvula de fluxo fixo 
    Caso não seja possível substituir o seu vaso por um modelo de caixa acoplada, troque a sua válvula antiga por uma com tecnologia de fluxo fixo, que libera a quantidade de água necessária independentemente do tempo de acionamento, evitando o desperdício de água na hora da descarga. 
    1. Acionamento controlado 

    Uma alternativa para economizar água na hora da descarga é controlar a pressão e o tempo de acionamento. Como existem diversas válvulas com comportamento diferentes você vai precisar identificar qual o melhor jeito para acionar a sua descarga para que ela cumpra com o objetivo e traga economia de água. 

    1. Dois xixis por descarga 
      Se você é uma pessoa que se hidrata bem deve ir com mais frequência ao banheiro para fazer xixi. Se o uso é individual ou em família, uma sugestão é dar uma descarga a cada duas idas ao banheiro.  

    Dicas para economizar água com descarga de caixa acoplada 

    1. Substituição para o sistema de duplo acionamento 
      Se possível, troque seu modelo para o sistema de descarga com duplo acionamento. Isso fará com que você tenha a opção de gastar menos água para dejetos líquidos. 
    1. Regulagem da boia 

    A maior parte das caixas acopladas permitem que você regule a altura que a boia deve interromper a entrada de água (hora que a caixa acoplada fica cheia). Você pode reduzir a altura dela para que, por exemplo, a caixa fique cheia com 5 litros de água em vez de 6 litros. No entanto, é importante verificar se a descarga continuará eficiente, ou seja, se ela vai levar com eficiência os dejetos. 

    1. Garrafa cheia na caixa acoplada 

    Colocar uma garrafa PET, ou mesmo de vidro, cheia de água ou areia, dentro da caixa acoplada vai fazer com que ela ocupe o espaço que, antes, seria de água. Com isso, você mantém a pressão de saída, mas utiliza um volume menor de água. Se a caixa de descarga acomodar uma garrafa PET de 2 litros, por exemplo, sempre que a descarga for acionada, ela precisará de 2 litros a menos para operar. Neste caso, também será necessário testar para ver se a eficiência da descarga se manterá. Certifique-se de que a garrafa não interfira com qualquer peça do sistema de descarga. 

    1. Dois xixis por descarga 

    Se você é uma pessoa que se hidrata bem deve ir com mais frequência ao banheiro para fazer xixi. Se o uso é individual ou em família, uma sugestão é dar uma descarga a cada duas idas ao banheiro. 

    Confira outras dicas úteis de como reutilizar a água usada em outros lugares da casa para dar descarga: 

    💦 Máquina de lavar:  

    – Quando usada no modo cheio, a máquina de lavar consome 50L de água potável por ciclo. Utilize bombonas com tampa para armazenar a água usada e reutilize para dar descargas.  

     💧 Banho:  

    – Se você tem aquecimento a gás coloque um balde e capte a água enquanto aguarda a chegada da água quente. Depois, utilize essa água para dar descarga, na máquina de lavar roupa, ou para a limpeza. 

    – Feche o registro na hora de se ensaboar. Se possível, use uma bacia para coletar a água e reutilize na descarga.  

    Juntos podemos fazer a diferença! 💚🌍 

     

    Preencha o formulário abaixo e um especialista irá retornar o seu contato.