Case: Defesa Ambiental

16/10/2023 • Atualizado em

Em plena crise no abastecimento de água devido à estiagem prolongada ocorrida no Estado de São Paulo em 2014, surge uma enorme preocupação frente à indisponibilidade deste precioso recurso, sobretudo, na Capital Paulista.
 
Diversos setores como Indústrias e Condomínios Residenciais se viram em uma situação desconfortável frente a incapacidade de resolução dos problemas pelos órgãos competentes e concessionárias de água, o que resultou em restrições, racionamentos e falta de água até mesmo para usos essenciais.
 
Com aproximadamente 400 moradores, o Condomínio Residencial Goodlife Vila Romana não foi uma exceção. Por isso, buscou, como solução para garantia de disponibilidade hídrica, a perfuração de um Poço Tubular Profundo, sendo que a Geoblue Brasil Soluções Ambientais foi contratada para realização do acompanhamento técnico, elaboração dos estudos e outorgas necessários para viabilizar a construção do poço em atendimento as legislações vigentes.
 
Por estar em uma área densamente ocupada, no início das análises técnicas foram identificadas 10 (dez) áreas contaminadas em um raio de 500 metros do local previsto para perfuração. Essas áreas contaminam o solo e as águas subterrâneas, podendo representar graves riscos à saúde humana.
 
Com isso, além dos problemas no abastecimento de água no condomínio, surge um segundo problema: obter junto a CETESB a autorização para perfuração do poço em uma região com 10 (dez) áreas declaradas contaminadas para consumo humano.
 
No intuito obter a manifestação favorável da CETESB e devido a necessidade de conhecer o cenário ambiental e avaliar as supostas influências das contaminações na captação de água pelo futuro poço, a Defesa Ambiental (Relatório Técnico) da Geoblue foi contratada.
 
Após densa pesquisa na CETESB em todos os volumes/pastas de cada área contaminada, foram analisadas as plumas de contaminações de cada empreendimento, as direções em que fluem as águas subterrâneas, áreas de restrições estabelecidas, riscos à saúde humana já confirmados, profundidades em que as contaminações atingiram, características dos contaminantes, entre outras informações preponderantes.
 
Com base nas informações obtidas e na experiência técnica da Geoblue, o Parecer Técnico foi elaborado, contando com a descrição de todo o cenário ambiental das 10 (dez) áreas contaminadas, ressaltando para a CETESB os pontos favoráveis e traçando o caminho para captação segura das águas subterrâneas. Com isso, a viabilidade de perfuração do Poço Tubular Profundo foi comprovada, e a manifestação favorável obtida junto ao Órgão Ambiental (CETESB).
 
Ao obter o Parecer Técnico Favorável da CETESB, foram requeridas junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE a viabilidade de implantação e a licença de execução do poço, e após sua perfuração, o Direito de Uso.
 
Após os trabalhos realizados e a partir da confiança que o condomínio depositou na Geoblue, todas as autorizações foram obtidas com sucesso, atendendo plenamente as demandas e necessidades do condomínio, garantindo a disponibilidade de água e, consequentemente, solucionando o grave problema hídrico.
 
Este foi um caso de sucesso que foi possível mediante o conhecimento e inteligência da Geoblue, onde mesmo em um cenário desfavorável (10 áreas contaminadas), a partir da apresentação detalhada das informações, análise técnica de nossa equipe e apresentação de todos os resultados ao Órgão Ambiental, a CETESB não hesitou em concordar tecnicamente e emitir sua manifestação favorável.

Quer saber mais sobre o Parecer Técnico? Clique aqui

Preencha o formulário abaixo e um especialista irá retornar o seu contato.