Existem Gêiseres no Brasil?

07/07/2023 • Atualizado em

Gêiser é um fenômeno natural espetacular que ocorre, normalmente, em regiões vulcânicas. A palavra “gêiser” tem origem islandesa e significa “fonte jorrante”. Ela foi utilizada pela primeira vez em 1294 para descrever um estranho buraco que lançava fortes jatos de água quente e vapor do subsolo na Islândia.

Em regiões vulcânicas existe magma incandescente localizado mais próximo da superfície. Essas camadas de magma aquecem a água da chuva ou da neve derretida que penetra no subsolo. Nessas condições, a água atinge temperaturas superiores a 200ºC, por consequência, aumento de volume e ganho de pressão. Como o espaço de armazenamento das águas é constante deriva o fenômeno da expulsão das águas superaquecidas. É justamente este fenômeno que dá-se o nome de Gêiser.

No Brasil, porém, não temos ocorrência de Gêisers, mas temos o fenômeno de águas termais, sendo a mais famosa a Termas do Rio Quente em Caldas Novas – GO. As nascentes termais no Brasil têm origem em locais onde a crosta tem fraturamentos profundos o que faz com que a água, ao atingir grandes profundidades, também são propelidas através de fraturas que afloram na superfície da terra, criando os rios de águas quentes.

Independente de sua localização, a crosta do planeta apresenta aquecimento geotermal, ou seja, quanto mais profunda as camadas em direção ao centro da terra, há um acréscimo contínuo de sua temperatura. De forma geral considera-se que a cada 33 metros de profundidade há um aumento de 1º C de temperatura. Quando a água penetra no solo e atinge grandes profundidades ela equilibra sua temperatura com a das camadas profundas. Como exemplo, águas nas profundidades de 800 metros alcançam temperaturas 24ºC acima da temperatura encontrada na superfície (25ºC), ou seja, águas com aproximadamente 50ºC.

Existem muitos parques aquáticos no Brasil que utilizam água quente produzida por poços artesianos profundos. Todavia, nem todo lugar tem água armazenada com grandes volumes e em grandes profundidades. O conhecimento geológico é a ferramenta ideal para se definir projetos de captação de água com a finalidade de usos termais.

Selecionamos para vocês alguns parques aquáticos com águas termais no território brasileiro:

Poços em aquíferos fraturados

• Hot Park (Goiás)
• Parque das Águas (Goiás)

Poços no famoso aquífero Guarani

• Thermas dos Laranjais (São Paulo)
• Blue Tree Park Lins (São Paulo)
• Mabu Thermas Grand Resort (Paraná)
• Blue Park Foz do Iguaçu (Paraná)
• Gramado Termas Park (Rio Grande do Sul)

Preencha o formulário abaixo e um especialista irá retornar o seu contato.